REN e espanhola REE negoceiam cruzamento de participações


A Rede Eléctrica Espanhola - REE está a negociar com a REN - Redes Energéticas Nacionais o estabelecimento de uma parceria estratégica envolvendo o cruzamento de participações entre as duas empresas. A REN poderá ficar com uma posição entre 1% e 3% na REE e esta deverá adquirir 5% do capital da detentora das redes portuguesas, comprando uma participação à EDP. Tudo ainda antes da IPO (operação de dispersão de capital em bolsa) da REN, prevista para o final do primeiro semestre, explicaram ao DN fontes ligadas ao processo.

A parceria faz parte do aprofundamento do Mibel (mercado ibérico de electricidade) e o reforço das interconexões ibéricas e da gestão integrada da rede (ver caixa).

A participação que a REN poderá ter no capital da REE será, de acordo com os estatutos da empresa espanhola, inferior à que esta deterá na REN. Os estatutos da REE dizem que "a participação directa ou indirecta no capital da social da companhia, de qualquer pessoa jurídica, em nenhum momento poderá ser superior a 3%". No caso de entidades que realizem actividades no sector eléctrico ou participem no capital destas com mais de 5%, a percentagem máxima de participação na companhia será de 1%. Em princípio, a REN deverá ficar com apenas 1%, porque desenvolve actividades no sector eléctrico. Ao preço de mercado de ontem da empresa espanhola, o investimento da REN oscilará entre 45 e 136 milhões de euros. Ver resto da notícia-->

Fonte: Diário de Notícias 16/02/2007

0 comentários: