Tavira terá central solar a produzir electricidade em 2008/09

Uma central solar com tecnologia pioneira a nível internacional vai ser construída em Tavira (Algarve), estimando-se que em 2008/09 o projecto produza electricidade para 10 mil pessoas por ano, disse à Lusa o presidente da câmara.


Macário Correia, assegurou que a construção da central solar vai arrancar ainda este ano - «no segundo semestre de 2007» e o local escolhido é o sítio da Capelinha, junto da cidade de Tavira.
«O objectivo é produzir energia eléctrica para a rede de distribuição», afirma Macário Correia.
A obra da central solar, que ocupará uma área de oito hectares (equivalente a oito campos de futebol), deverá estar concluída em finais de 2008 ou inícios de 2009, assegurou à Lusa o director técnico do projecto, Manuel Collares Pereira, professor catedrático do Instituto Superior Técnico.
Collares Pereira adiantou à Lusa que Tavira vai ser palco para ensaiar uma tecnologia australiana com um «sistema inovador» que permitirá utilizar apenas e só a energia solar para fabricar electricidade suficiente para «10 a 12 mil pessoas por ano» que tenham um consumo médio típico. Ver resto da notícia>>


0 comentários: