Criado material fosforescente capaz de emitir luz branca


Cientistas japoneses conseguiram criar um novo
tipo de plástico fosforecente que brilha em qualquer cor do espectro visível, sendo capaz inclusive de emitir luz branca. Plásticos ou resinas fosforescentes são normalmente utilizados em sinalização, porque geram iluminação na ausência de energia elétrica.

Fosforescente colorido

Plásticos fosforescentes estão presentes na maioria dos interruptores de luz domésticos, sendo o material responsável por que esses utensílios brilhem no escuro, depois que a lâmpada é apagada. A fosforescência ocorre porque esses materiais absorvem os fótons enquanto estão iluminados e depois emitem de volta esses fótons, durante períodos de várias horas.

Até agora, porém, a fosforescência era limitada em cores, porque os cientistas não haviam conseguido criar um material fosforescente vermelho. Foi justamente este o avanço agora alcançado pela equipe do Dr. Mitsunori Saito, da Universidade de Ryukoku, Japão.

Ao produzir um material fosforescente vermelho, a equipe do Dr. Saito conseguiu compor materiais que fluorescem no escuro em virtualmente todas as cores do espectro visível. As diversas tonalidades de cor são obtidas misturando-se as resinas fosforescentes azul, verde - que já existem no mercado - e vermelhas, agora desenvolvidas pelos pesquisadores.

Luz fosforescente branca

O principal efeito da possibilidade de combinação de cores é a produção de luz branca, o que era impossível até agora. Com isto, os materiais fosforescentes finalmente poderão ser utilizados em sinalização de emergência em edifícios e até mesmo em iluminação de emergência.

As novas resinas fosforescentes apresentam um brilho sete vezes superior aos materiais industriais atuais e a duração da emissão de luz é duas vezes maior.

Fonte:www.inovacaotecnologica.com.br

0 comentários: