EDP inaugura Venda Nova II

Mais 220 Gigawatts/hora por ano vão ser injectados na rede eléctrica pelo empreendimento Venda Nova II, ontem inaugurado pela EDP em Vieira do Minho. Com uma potência instalada de 200 megawatts e um investimento de 160 milhões de euros, a obra veio reforçar a central hidroeléctrica de Frades, na margem esquerda do rio Rabagão.

Manuel Pinho, ministro da Economia e Inovação, e o presidente da EDP, António Mexia, reforçaram mais uma vez que a energia hídrica é «uma aposta estratégica», para o País e para a empresa. A EDP pretende investir 2,5 mil milhões de euros «a curto e médio prazo, dos quais cerca de mil milhões até 2010», adiantou António Mexia na inauguração da central.

Além do reforço hidroeléctrico de Alqueva, estão previstos os das centrais de Bemposta e Picote, este último «já em condições de ser adjudicado», afirmou o presidente da EDP. Quanto a novas barragens, está prevista a construção do Baixo Sabor e de Foz Tua. Os reforços de potência deverão corresponder a 694 MW e os novos projectos a mais 774 MW de potência instalada.
Ver resto da noticia-->

Fonte: www.ambienteonline.pt

0 comentários: