EDP oferece 600 mil lâmpadas

A EDP vai distribuir mais de 600 mil lâmpadas eficientes (uma por família) aos seus clientes. A entrega será feita porta a porta, por troca com lâmpadas incandescentes, e os funcionários da EDP vão começar a contactar as famílias já a partir de segunda-feira. Esta iniciativa integra-se no programa ECO e tem por objectivo conseguir uma poupança energética de 400 000 MW em três anos, o que equivale a 150 000 toneladas de CO2.

Conjugada com esta acção está o facto de a eléctrica portuguesa comparticipar a compra de 6500 frigoríficos da classe A (os que consomem menos) ou outros menos eficientes, através de um subsídio de 34,6 euros à família compradora (o vale poderá ser imediatamente descontado nas grandes superfícies comerciais aderentes a esta iniciativa). Esta campanha de electrodomésticos eficientes tem início no segundo semestre de 2007.

António Mexia, presidente da EDP, anunciou ontem um investimento de 10 milhões de euros (dois milhões da EDP e 8,1 oriundos do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo – PPEC, promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), para fomentar a poupança de energia.

“Se as famílias utilizarem durante três horas uma só lâmpada eficiente conseguem uma poupança de dois por cento no seu consumo anual de energia. Se utilizarem cinco lâmpadas, a sua poupança energética sobe para cinco por cento ao ano”, afirmaram os responsáveis da EDP.
Também integrado no programa ECO, a EDP vai lançar um projecto em 1900 escolas básicas do País, para ensinar noções essenciais de eficiência energética a um universo de 300 mil alunos.
Um autocarro – Energybus – irá também percorrer o País, durante dois anos, com o objectivo de promover medidas de eficiência energética junto da população.
Para os clientes empresariais, a EDP disponibilizou 32 mil conjuntos de balastros electrónicos e lâmpadas eficientes a instalar nos sectores do comércio e serviços com o objectivo de reduzir os consumos.

Fonte: Correio da Manhã de 24/3/2007

0 comentários: