Energias renováveis são uma fonte de riqueza

As tecnologias limpas e as energias renováveis "são uma nova área e em vez de se pensar em custos deve pensar-se que pode criar riqueza", afirmou o presidente da República, ontem, durante a segunda jornada do "Roteiro para a Ciência".

O programa teve início no parque eólico de Vila Nova de Cerveira, onde Cavaco Silva elogiou o investimento, referindo que se trata de "ventos de mudança com efeitos na economia nacional". O parque eólico de S. Paio faz parte um grande projecto - dez parques idênticos a serem construídos em mais dois anos, que representam um investimento superior a 400 milhões de euros e com capacidade para produzirem um total de 300 megawatts.

De acordo com Nuno Ribeiro da Silva, do Consórcio Empreendimentos do Vale do Minho, a energia produzida neste grande parque, será "equivalente ao consumo de 300 mil lares e permitirá poupar cerca de 500 mil toneladas de emissões de CO por ano". Carlos Pimenta, também do consórcio, sublinhou ainda a riqueza gerada na região, que estará na origem de um cluster industrial, que só terá paralelo em Portugal com a Autoeuropa".Ver resto da notícia-->

Fonte: jn 13/7/2007


0 comentários: