Sintra reutiliza resíduos das florestas na produção de energia

A Câmara Municipal de Sintra prepara-se para utilizar os resíduos florestais provenientes da limpeza da serra na produção de energia. Ao colocar em prática o Plano de Valorização Energética da Biomassa, a autarquia contribuirá para a redução do risco de propagação de incêndios, salienta.

A utilização da biomassa na produção energética está, no entanto, dependente do conhecimento da realidade actual, já que se torna necessário determinar disponibilidades e obstáculos à sua efectiva utilização.

Nesse sentido, a autarquia assina amanhã um protocolo com a Agência Municipal de Energia de Sintra (AMES), a Higiene Pública Empresa Municipal (HPEM) e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS), que permitirá a elaboração de uma base de dados actualizada de toda a serra, bem como a análise da produção dos resíduos provenientes da limpeza florestal. O estudo inclui ainda a análise das linhas de águas existentes e a definição de uma metodologia de trabalho da limpeza da floresta.

Com base nas quantidades de resíduos florestais geradas proceder-se-á à elaboração de propostas para a valorização energética deste recurso endógeno, em duas linhas distintas. Uma diz respeito a sistemas de aquecimento e climatização de infra-estruturas municipais. Outra está relacionada com a produção de energia térmica e eléctrica, num sistema misto de resíduos florestais e lamas, centralizado para os grandes consumidores.


Fonte: www.ambienteonline.pt

0 comentários: