Sistema de monitoramento do consumo de energia evita sustos no fim do mês

Seu filho pequeno costuma deixar a porta do frigorífico aberta e você só percebe quando os alimentos do congelador já estão perdidos? Ou pior, a sua máq. de lavar roupa tem um rolamento do motor quase engripado, e você só percebe quando chega a conta de luz no fim do mês?

Monitoramento de consumo de eletricidade

Pensando em resolver problemas que podem parecer tão prosaicos, mas que representam prejuízos enormes quando acontecem, engenheiros do Instituto Fraunhofer, Alemanha, criaram um novo sistema de monitoramento de consumo de eletricidade que pode substituir o susto no fim do mês por um simples aviso emitido assim que o problema começa a ocorrer.
A central de monitoramento de consumo de energia utiliza informações de sensores colocados em cada um dos aparelhos elétricos da residência. Um pequeno programa de computador que roda na central de monitoramento calcula o consumo de corrente elétrica de cada aparelho e automaticamente compara esse consumo obtido em tempo real com a média histórica apresentada pelo aparelho.

O novo dispositivo deverá atrair o interesse de arquitetos e usuários, cada vez mais interessados na construção das chamadas casas inteligentes, ou "casas verdes" ou casas ambientalmente corretas.

Consumo de aparelhos domésticos

Se o consumo de energia sobe além da média, o sistema envia um alerta ao usuário imediatamente. "Isso pode ser feito na forma de uma mensagem de texto, uma mensagem em uma tela na cozinha ou na tela do computador do usuário, dependendo da preferência de cada um," explica o engenheiro Peter Heusinger.

Além de acompanhar o consumo médio de eletricidade de cada aparelho doméstico em tempo real, o usuário também poderá conferir a promessa de consumo de cada aparelho, confrontando os dados reais com os dados fornecidos pelo fabricante.

A central de monitoramento é inteligente, reconhecendo qualquer novo eletrodoméstico instalado em casa da mesma forma que um computador reconhece um pen-drive ou uma impressora.

Fonte: www.inovacaotecnologica.com.br

0 comentários: