Gerador de eletricidade a partir da biomassa leva luz a comunidades carentes

0 comentários

Célula a combustível em miniaturaCientistas do Instituto de Pesquisas Industriais Avançadas, no Japão, conseguiram fabricar uma célula a combustível do tamanho de um cubo de açúcar. A mini-célula a combustível deverá permitir a construção de fontes de geração de energia limpa super-compactas e com variadas capacidades de tensão e corrente.

Pilhas e baterias

Embora haja muita confusão na utilização dos termos pilha e bateria, elas são coisas diferentes. A unidade básica de geração de energia eletroquímica é chamada de célula. Uma pilha nada mais é do que uma única célula dessas. Já uma bateria resulta da união de diversas pilhas, o que permitiu que se dispusesse de fontes portáteis de energia de variadas tensões e capacidades de corrente.

A nova mini-célula agora lançada deverá ter sobre o campo das células a combustível o mesmo impacto representado pela possibilidade da união das pilhas eletroquímicas para formar baterias.

Célula a combustível miniatura

A célula a combustível em miniatura é do tipo SOFC ("Solid Oxide Fuel Cell"), inteiramente contida em uma estrutura de um centímetro cúbico de volume. As células tubulares individuais têm diâmetros entre 0,8 e 2 milímetros. Os testes confirmaram a geração de 2 watts de potência por centímetro cúbico, com uma corrente de 4,5 A. Ver resto da notícia-->

Energia a partir das ondas do mar será gerada por bóias submarinas

0 comentários

Elas se parecem um pouco com minas submarinas, mas têm um objectivo bem menos sinistro - os primeiros desses equipamentos geradores de energia a partir das ondas do mar deverá emergir das profundezas do oceano na costa do Reino Unido em 2008.

Energia das ondas

A empresa AWS Ocean Energy desenvolveu a bóia submarina que retira energia das ondas a 50 metros abaixo da superfície. Segundo a empresa, como o equipamento é inteiramente subaquático, ele não sofre danos causados pelas tempestades como acontece com outros equipamentos que geram energia a partir das ondas, além de não interferir com a navegação.

As primeiras cinco bóias de teste serão ancoradas no fundo do mar no próximo ano, na costa da Escócia. A energia é gerada pela alteração na pressão que as ondas causam ao fazer subir e descer a coluna de água no interior das bóias.

Bóias submarinas

As bóias são ocas e cheias de um gás de alta compressão, que permite que a metade superior da bóia se mova para cima e para baixo. Quando uma onda passa sobre ela, na superfície, a água adicional armazenada no topo da bóia aumenta a pressão da água e a metade superior da bóia é pressionada para baixo.

Quando a onda se vai, a coluna de água é menor, baixando a pressão e fazendo com que a metade superior suba. É esse balanço de sobe-desce que movimenta o gerador no interior da bóia.

Segunda a empresa, a energia elétrica para abastecer uma cidade de 55.000 habitantes precisará de meio quilômetro quadrado de área do fundo do mar, coberta por 100 bóias submarinas.

Fonte:www.inovacaotecnologica.com.br

Pesquisadores conseguem filmar um único elétron em movimento

0 comentários

Os electrões deram nome à Electrónica. E a electrónica é a base de toda a revolução tecnológica que vivemos. E, até agora, os cientistas imaginavam ser impossível visualizar o movimento de um único eléctron. Afinal, sua massa é de apenas 1 bilionésimo de bilionésimo de bilionésimo de grama.

Filmando um eléctron

Mas Humphrey Maris e Wei Guo, da Universidade Brown, nos Estados Unidos, resolveram desafiar esse desânimo geral. E o resultado não poderia ser melhor. Utilizando pulsos de som de alta intensidade, os pesquisadores conseguiram filmar o movimento de um único eléctron.

"Nós ficamos impressionados quando vimos um eléctron se movendo ao longo da tela," conta Maris. "Mas, depois que tivemos a ideia, realizá-la foi surpreendentemente fácil."

Para fazer seu filme, os pesquisadores se valeram das pequenas bolhas que se formam ao redor dos elétrons quando eles viajam através de hélio líquido. Utilizando ondas sonoras para expandir as bolhas e uma luz estroboscópica coordenada, eles foram capazes de fazer as imagens utilizando uma câmara digital comum. Ver resto da notícia-->

Fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br