Pesquisadores conseguem filmar um único elétron em movimento

Os electrões deram nome à Electrónica. E a electrónica é a base de toda a revolução tecnológica que vivemos. E, até agora, os cientistas imaginavam ser impossível visualizar o movimento de um único eléctron. Afinal, sua massa é de apenas 1 bilionésimo de bilionésimo de bilionésimo de grama.

Filmando um eléctron

Mas Humphrey Maris e Wei Guo, da Universidade Brown, nos Estados Unidos, resolveram desafiar esse desânimo geral. E o resultado não poderia ser melhor. Utilizando pulsos de som de alta intensidade, os pesquisadores conseguiram filmar o movimento de um único eléctron.

"Nós ficamos impressionados quando vimos um eléctron se movendo ao longo da tela," conta Maris. "Mas, depois que tivemos a ideia, realizá-la foi surpreendentemente fácil."

Para fazer seu filme, os pesquisadores se valeram das pequenas bolhas que se formam ao redor dos elétrons quando eles viajam através de hélio líquido. Utilizando ondas sonoras para expandir as bolhas e uma luz estroboscópica coordenada, eles foram capazes de fazer as imagens utilizando uma câmara digital comum. Ver resto da notícia-->

Fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br

0 comentários: