Auditorias energéticas vantajosas para as empresas

Mais do que uma obrigação, o tecido empresarial português está hoje mais consciente das vantagens decorrentes do processo de auditoria. «A gestão de energia é, cada vez mais, um factor de grande relevância nos custos totais de uma empresa, prevendo-se que o mercado continue a evoluir», assinala Carlos Gaspar, director técnico da CMFG – Energia e Ambiente.

De qualquer modo, destaca o responsável, «até 2005, este era um mercado relativamente estagnado. Em todo o País eram feitas em média 35 auditorias para cumprimento do Regulamento de Gestão do Consumo de Energia (RGCE), cuja revisão deverá estar concluída até ao final do ano.

O balanço feito por Mário de Matos, do núcleo de Energia do Instituto de Soldadura e Qualidade é semelhante: «Há dez anos as auditorias energéticas eram um negócio marginal, enquanto hoje movimentam valores apetecíveis».

«Os empresários podem retirar benefícios da realização de auditorias e da possibilidade de subsequentes poupanças e respectivas reduções de custos resultantes de planos de racionalização energética, independentemente das obrigações legais», aventa.

Segundo Carlos Gaspar, na grande maioria das empresas, «as medidas implementadas permitem reduções do consumo de energia na ordem dos dez a 15 por cento». Entre os benefícios que podem resultar das auditorias, destaque para o aumento da eficiência energética dos equipamentos instalados, a redução da factura energética, a redução do custo unitário de produção, a identificação de situações de desperdício de energia e respectiva correcção e a redução de impactes ambientais.

Fonte:http://www.ambienteonline.pt

0 comentários: