Lisboa Energy Fórum 2007 quer debate internacional das questões petrolíferas

A Galp Energia e a Fundação Mário Soares querem que o "Lisbon Energy Fórum 2007", que se realiza no próximo dia 2 de Outubro, em Lisboa, se transforme numa referência a nível internacional enquanto fórum de debate das questões petrolíferas.

O presidente da Galp Energia, Manuel Ferreira de Oliveira, afirmou durante a apresentação do evento, onde também esteve presente Mário Soares, que a organização pretende repetir o fórum em 2008 e posteriormente realizá-lo, pelo menos, de dois em dois anos em Lisboa.
"Queremos que seja um fórum global com a presença dos gestores de topo das maiores empresas energéticas mundiais", afirmou Ferreira de Oliveira.

O objectivo é juntar empresas produtoras e empresas distribuidoras e comercializadoras de petróleo a nível mundial para reflectirem sobre o tema "Segurança do abastecimento e segurança dos mercados".
No fórum vão estar presentes os líderes de algumas das maiores produtoras de petróleo e gás a nível mundial como a russa Gazprom, a argelina Sonatrach, a empresa nacional iraniana do petróleo (NIOC), a brasileira Petrobras, a venezuelana PDVSA e a indiana ONGC .
As multinacionais BP, Eni, Chevron, Repsol e Total vão também estar presentes ao mais alto nível.
Ferreira de Oliveira afirmou que o objectivo da organização foi ter presentes no evento os líderes de empresas dos países economicamente emergentes BRIC -Brasil, Rússia, Índia e China - não tendo sido possível contar com a presença da China.

Esta opção justifica-se porque "grande parte das tensões energéticas em que vivemos é motivada pelo crescimento económico destes países", afirmou.

Fonte:http://economia.publico.clix.pt

0 comentários: