Mini-estação gera electricidade com hidrogénio produzido por bactérias

Mini-estação gera eletricidade com hidrogênio produzido por bactériasUma empresa emergente de biotecnologia dos Estados Unidos apresentou nesta semana uma mini-estação geradora de electricidade a partir do hidrogénio. O hidrogénio é produzido no próprio local, a partir da digestão de lixo orgânico por bactérias no interior de um bio-reactor.

Bactérias produzem hidrogénio

A geração de hidrogénio a partir da acção de bactérias sobre o lixo vem sendo desenvolvida por vários grupos de pesquisas ao redor do mundo. Até agora, porém, os melhores resultados haviam sido alcançados com células a combustível, seja passando pela geração do hidrogénio, seja por geração de electricidade directamente pelas bactérias.

O sistema apresentado pela empresa NanoLogix utiliza o hidrogénio gerado pelas bactérias para alimentar um gerador de electricidade comum, de 5.5 kW, do tipo que se pode comprar no comércio. O que os engenheiros fizeram foi adaptá-lo para queimar hidrogénio, ao invés de gasolina.


Geração local de energia

Os responsáveis pela pesquisa não divulgaram maiores dados técnicos, como a eficiência do processo ou a quantidade de lixo necessária para operação contínua do gerador.

De qualquer forma, a geração local de hidrogénio para abastecimento de um gerador comum é um enfoque muito mais realista para adopção imediata do que as células a combustível, que ainda são caras e pouco eficientes.



Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br

0 comentários: