Modelo Continente pesquisa novas soluções para reduzir energia


Em 2006, o consumo de energia eléctrica da Modelo Continente foi de 271 Gwh, que corresponde à emissão 132 146 toneladas de dióxido de CO2 equivalente. O valor corresponde a um crescimento de 5,4 por cento comparativamente com o ano anterior. De acordo com o relatório de sustentabilidade da empresa, «a evolução dos consumos de energia eléctrica nos úl­timos três anos reflecte o ciclo de expansão da empresa, bem como novas necessidades de utilização de ener­gia, quer para o conforto térmico e luminoso das ins­talações, quer para o cumprimento de novos requisitos legais».
De qualquer forma, a empresa tem adoptado medidas que já deram frutos, como a substituição das lâmpadas de iodetos metálicos por iluminação fluorescente, substituição os balastros convencionais por balastros electrónicos ou o controlo da pressão de condensação do gás refrigerante em função da temperatura exterior.
Terminado um primeiro ciclo de gestão de energia, o enfoque vai agora para a pesquisa de novos equipamentos e de novas soluções. O destaque centra-se na área de frio que representa cerca de 40 a 50 por cento dos consumos das lojas alimentares, com tendência a aumentar, dada a procura crescente de produtos refri­gerados.
«O novo desafio é, pois, a procura de fontes al­ternativas de energia. Prevê-se, já em 2007, a instalação de sistemas de controlo do fluxo luminoso emitido pelas lâmpadas em função da luz que entra nas instalações pelas clarabóias, bem como a recuperação de calor das centrais de frio para aquecimento de água sanitária em estabelecimentos da insígnia Modelo», especifica.
Em matéria de resíduos, a Modelo Continente enviou para reciclagem mais de 1,5 vezes o peso das embalagens colocadas no mercado sob a sua responsabilidade. Por outro lado, recolheu e en­viou para reciclagem 4,64 milhões de pilhas, o que equivale a 73 por cento das pilhas vendidas e a 27 por cento do total das pilhas recolhidas pela Ecopilhas em todo o País. Foi ainda desenvolvido um programa de recolha e envio para tratamento/reciclagem das lâmpadas substituídas nas instalações da Modelo Continente. No âmbito deste programa, em 2006 foram recolhidas 5,2 toneladas de lâmpadas usadas nas lojas e entrepostos da Modelo Continente.
Em 2006, o consumo de água potável nas lojas de maiores consumos foi de 593 021 metros cúbicos, o que representa um crescimento de cerca de 3,5 por cento face ao ano anterior, reflectindo a abertura de novas lojas.

Fonte: http://www.ambienteonline.pt

0 comentários: