Portugal ganha mais oito parques eólicos

"Com o petróleo acima dos 80 dólares o barril e a necessidade de reduzir as emissões de CO2 [dióxido de carbono], não temos tempo a perder. Estamos a fazer a maior aposta de sempre nas energias renováveis", declarou, ontem, o ministro da Economia, Manuel Pinho, na assinatura do contrato da "fase B" das eólicas, que vai permitir, ao consórcio Ventinveste injectar na rede nacional até 400 megawatts de energia eólica.

"Nos últimos dois anos multiplicámos por quatro a potência eólica instalada e lançámos mais projectos hídricos do que nos últimos vinte anos", disse o ministro, considerando que, ao nível das renováveis, Portugal "está no pelotão da frente".

O projecto da Ventinveste, que tem como accionistas principais a Galp Energia, a Martifer (31%) e a Enersis (30%), prevê um investimento total de 636 milhões de euros, em seis anos, na instalação de oito parques eólicos e na criação de um "cluster" industrial, constituído por 15 unidades fabris (da Ventinveste ou de membros do consórcio), com capacidade para produzir anualmente 130 aerogeradores e 267 conjuntos de pás. No total, serão criados 1300 novos postos de trabalho - metade dos quais no distrito de Aveiro, onde serão construídas duas fábricas uma de pás, no porto de Aveiro, e outra, de caixas multiplicadoras, em Vagos.

Fonte:http://jn.sapo.pt

0 comentários: