Reator de plasma transforma lixo em energia

No futuro, o lixo urbano poderá iluminar residências. Para que esta previsão se concretize, pesquisadores do IPT e do ITA, com apoio da Fapesp, uniram esforços num projecto que estuda o tratamento do lixo municipal, hospitalar e industrial para produção de energia.

Reactor de plasma

O processo formulado utiliza plasma gasoso (gás aquecido por descarga eléctrica, com temperaturas muito elevadas, acima das obtidas na combustão) como fonte de calor para converter energia eléctrica em energia térmica para gaseificar o lixo.

Introduzido no reactor a plasma, o lixo se degrada e gaseifica gerando gases menos poluentes do que os obtidos em processos usuais de tratamento de resíduos, como em aterros sanitários ou incineração.

Reciclagem ou queima

António Carlos da Cruz, pesquisador envolvido no projecto, destaca que a maior vantagem do processo está na eficiência para resolver o problema do lixo. "Primeiramente, ainda consideramos a reciclagem como método mais eficaz para a economia de energia; mas para os materiais que não podem mais ser reciclados esta é, na nossa visão, a melhor maneira de lidar com o problema."

O pesquisador explica que os aterros sanitários geram gás carbónico (CO2) e metano e que este segundo gás é ainda pior que o primeiro como causador do efeito estufa. "O efeito de um litro de metano equivale ao prejuízo de 21 litros de CO2. Este processo que estudamos ainda produz CO2, mas já está livre dos malefícios do metano", exemplifica. Ver notícia completa-->

Fonte:www.inovacaotecnologica.com.br


1 comentários:

Marcos disse...

Tempos atrás um estudante, cidade de Detroit, de 17 anos se não me engano construiu um reator de fusão nuclear no porão de sua casa.

Ele criou o que os ciêntistas chamam de "estrela na jarra”, que é uma mínima quantia de plasma bem quente sob total controle. “A temperatura do plasma é de aproximadamente 200 milhões de graus”,“muitas vezes mais quente que o Sol”.

Vou tentar achar o link para postar aqui no blog.