Amb3E defende símbolo que premeie boa gestão de REEE

A criação de um símbolo que possa distinguir as boas práticas ao nível da gestão de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) foi um dos aspectos que marcou o encontro do WEEE Forum (associação europeia de indústrias/sistemas de gestão de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos), que reuniu, no final da semana passada, pela primeira vez em Portugal.

«Na próxima reunião que se realizará em Novembro, em Bratislava, o grupo de trabalho liderado pela Amb3E pretende já apresentar uma proposta mais pormenorizada», adianta ao AmbienteOnline Fernando Lamy da Fontoura, director-geral da Amb3E, um dos 32 sistemas europeus que integra a associação.

O WEEE Forum teve ainda como um dos pontos altos a preparação da discussão da directiva europeia sobre REEE (Directiva 2002/96/CE), cujo processo de revisão está actualmente em curso no seio da Comissão Europeia.

«É importante que o texto da directiva sofra ajustamentos, de forma a que a sua interpretação possa ser a mesma em toda a União Europeia», acrescentou o responsável. Lamy da Fontoura defendeu ainda que países com níveis de desenvolvimento diferentes não devem ter objectivos iguais. «Não faz sentido que as metas sejam as mesmas para a Escandinávia ou para a Roménia».

Em Portugal, a Amb3E conta chegar ao final do ano com uma rede de 100 a 120 centros de recepção, ultrapassando os 86 que já integram o sistema. De qualquer modo, a empresa não deverá alcançar a meta imposta a Portugal. A directiva europeia sobre REEE — actualmente em revisão — tem como meta a recolha de quatro quilos de resíduos por habitante ao ano o que, para Portugal, significaria 40 mil toneladas por ano. Mas como estes valores devem ser correspondentes à sua quota de mercado no Estado-membro — que em Portugal é de 75 por cento —, a Amb3E deverá recolher 30 mil toneladas.

Fonte: http://www.ambienteonline.pt

0 comentários: