"Amor e ódio" de elétrons pode explicar supercondutividade

Um fenómeno descrito pelos cientistas como um caso de amor e ódio entre eléctrões poderá revolucionar o campo da supercondutividade, ajudando os cientistas a entenderam os mecanismos básicos de seu funcionamento. Os supercondutores já estão sendo utilizados em equipamentos de ressonância magnética e até em motorestransformadores eléctricos. O problema é que esses materiais capazes de transportar electricidade sem qualquer resistência só funcionam em temperaturas criogênicas, e esse resfriamento tem impedido a disseminação de seu uso.

Supercondutividade flutuante

Agora, cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, descobriram um fenómeno que eles chamaram de supercondutividade flutuante, que ocorre em temperaturas até 50% mais altas do que aquelas nas quais a supercondutividade normal é destruída.

A flutuação da supercondutividade ocorre quando os electrões ficam "indecisos" se eles se amam - e se emparelham para formar a supercondutividade - ou se odeiam - e se repelem, dando ao material a característica de isolante. Essa "indecisão dos electrões" foi observada durante a transição de supercondutor para isolante de um material supercondutor orgânico - que possui carbono em sua composição. Ver notícia completa-->

Fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br

0 comentários: