Electricidade mais cara face a Espanha até 2010

Os portugueses só deverão começar a pagar menos pela electricidade, face aos espanhóis, a partir de 2010/2011, altura em que se estima haver equilíbrio entre o custo da energia nos mercados grossistas dos dois países, ou seja, à saída das centrais eléctricas. Até lá, os consumidores nacionais deverão continuar a pagar mais pela energia, até porque, no imediato, as interligações dos dois países não vão permitir trazer muita energia de Espanha para vender em Portugal.

De acordo com uma projecção da Global Insight para os preços da energia nos próximos anos, o diferencial médio de preços no mercado grossista dos dois países deixará de ser significativo a partir de 2009, mas só a partir de 2010/2011 é que deve estabilizar em baixa - com consequências no preço do retalho, ou seja, aos consumidores.

As diferenças estruturais dos chamados "parques electroprodutores" dos dois países é a principal razão para que os portugueses paguem mais pela electricidade do que os espanhóis. Na prática, a produção espanhola é mais barata, porque assenta quer em energia nuclear quer em centrais a gás natural. Em Portugal, existem apenas duas centrais a gás, estando previsto que, a partir de 2008, entrem em operação novas centrais (da EDP, Iberdrola e Galp Energia), ajudando a baixar a produção com base em carvão e fuel e, assim, os preços.

No longo prazo, também a entrada em operação de mais grandes barragens - dez, até 2020, segundo os planos do Governo - vai ajudar a equilibrar os preços face a Espanha, contribuindo para aliviar a "conta" dos portugueses. Ver notícia completa-->

Fonte:http://jn.sapo.pt


0 comentários: