Iberdrola e Endesa interessadas nas novas barragens

Joaquim Pina Moura, presidente da Iberdrola Portugal, afirmou à margem de um encontro sobre o Mercado Ibérico de Electricidade (MIBEL) que a Iberdrola está interessada nas novas barragens para aumentar a sua capacidade de produção em Portugal, que neste momento é de 50 megawatts (MW) em eólica e que deverá aumentar substancialmente a partir de finais de 2009 com a entrada em funcionamento da central de ciclo combinado da Figueira da Foz.

«A nossa posição genérica é de interesse. Vamos acompanhar o dossier para ver de que maneira poderemos participar», afirmou aos jornalistas.

Também o presidente da Endesa Portugal, Nuno Ribeiro da Silva, mostrou interesse em concorrer às barragens, que deverão ser atribuídas através de concurso público, apesar de hoje ter afirmado que vai sair do mercado de distribuição de electricidade em Portugal.

A falta de capacidade de produção no país e o estrangulamento das interligações com Espanha ditaram o seu afastamento da comercialização em Portugal, onde, segundo o último relatório da entidade reguladora, ERSE, tinha 54% da quota do mercado liberalizado.

O ministro da Economia disse hoje à agência Lusa que o Plano Nacional de Barragens identifica 10 locais para a construção de novas barragens nos rios Tua, Tâmega, Vouga, Mondego e Tejo, num investimento total de 1.140 milhões de euros, e que dará uma capacidade de produção de mais 1.100 megawatts a Portugal.

No Dia Internacional da Água, Manuel Pinho afirmou ser esta a melhor maneira de o celebrar e «um momento histórico para Portugal».

Com os projectos anunciados do Baixo Sabor e reforços de Picota, Bemposta e Alqueva, serão lançados este ano projectos hídricos com capacidade para 2.000 megawatts, afirmou Manuel Pinho.

Fonte:http://diariodigital.sapo.pt

0 comentários: