Martifer e EDP com parceria nos peletes

A Martifer e a EDP podem vir a estabelecer uma parceria com vista à utilização de peletes produzidos pela empresa liderada por Carlos Martins por parte da eléctrica nacional.

De resto, a Martifer tem estado a preparar a sua entrada nesta área, tendo já constituído a Martifer Wood Pellets, que tem como objecto a produção, fabrico e comercialização de granulados de madeira provenientes de biomassa para utilização em sistemas de aquecimento e de outras formas de produção de energia. A empresa deverá avançar com um projecto em Sines, para 100 ou 150 mil toneladas anuais, que deverá entrar em funcionamento nos próximos seis meses.

Este ano, são três os projectos que também deverão arrancar no País. Em Oleiros, está já adjudicada uma central com capacidade para 20 mil toneladas anuais, encontrando-se em fase de adjudicação mais duas instalações em Vila Real (20 000 toneladas por ano) e em Tomar (100 mil toneladas por ano). Considerando que 10 mil toneladas implicarão um investimento de cerca de um milhão de euros, estas três fábricas poderão implicar valores da ordem dos 14 milhões de euros.

A Jungle Power, que conta com a Gesfinu entre os seus accionistas, tem também previstas duas unidades em Lousada (80 mil toneladas por ano) e Mortágua (60 mil toneladas anuais), enquanto que a Pine Wells avançará com uma instalação na Pampilhosa da Serra (80 mil toneladas por ano).

Fonte: www.ambienteonline.pt

0 comentários: