Material magnético moldável simplifica fabricação de motores elétricos

(...)

Fabricação de motores eléctricos

Calcula-se que em uma residência típica existam cerca de 60 motores eléctricos. Um automóvel moderno, por sua vez, possui mais de 100. A construção da maioria deles utiliza como elemento magnético uma série de placas metálicas montadas umas sobre as outras, com bobinas de fios de cobre enroladas ao seu redor.

A montagem dessa estrutura é tecnicamente simples, mas trabalhosa - o processo de fabricação de um motor eléctrico desses possui cerca de 60 etapas.


Material magnético moldável

O que os engenheiros desenvolveram agora foi um novo tipo de material magnético que pode ser moldado em qualquer formato, eliminando a necessidade da montagem das placas e enrolamento dos fios, reduzindo o processo de fabricação de um motor para poucas etapas.

O material magnético é uma mistura de uma liga de ferro em pó com um polímero - cuja composição não foi divulgada pelos cientistas - que demonstrou uma excelente rendimento energético. Mantendo as dimensões dos motores, a substituição das tradicionais bobinas enroladas sobre chapas metálicas pelo novo material mais do que dobrou o rendimento do motor.

"A técnica não é adequada para motores de alto desempenho, como servo-motores. Mas para ventiladores, bombas, aplicações domésticas e automóveis ela é uma solução perfeita," diz Alküla.

Fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br

0 comentários: