Nanofio gera eletricidade explorando energia mecânica do ambiente

Pesquisadores descobriram que um nanofio - um fio com poucos átomos de diâmetro - consegue gerar electricidade a partir de energia mecânica. Esse nanogerador poderá viabilizar os NEMS, MEMS, as redes de sensores e todos os inúmeros dispositivos electrónicos em nanoescala e microescala, para os quais mesmo as menores baterias disponíveis são grandes demais.

Nanofio piezoelétrico

O nanofio foi fabricado de um material piezoeléctrico - o titanato de bário - o que o faz gerar energia sempre que ele sofre uma deformação mecânica. Um efeito largamente conhecido, mas que encerra dois avanços tecnológicos importantes. O primeiro é a técnica de microfabricação, que permitiu a sintetização de um nanofio na forma de um cristal individual de titanato de bário, medindo 280 manómetros de diâmetro e 15 micrómetros de comprimento.

Mais importante, porém, foi a montagem e o controle preciso do nanofio, o que exigiu a construção de um aparato de accionamento mecânico e medição da tensão eléctrica gerada sem precedentes.

Attojoules

O nanofio foi montado sobre duas plataformas, uma das quais é móvel, separadas entre si por uma distância de 3 micrómetros. O movimento da plataforma móvel é responsável por induzir as vibrações mecânicas no nanofio, o que pode ser feito com passos individuais de apenas 1 nanômetro.

"A energia eléctrica produzida pelo nanofio para cada ciclo vibracional foi de 0,3 attojoules (10-18 Joules)," conta Min-Feng Yu, coordenador da pesquisa. Ver notícia completa-->

Fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br

0 comentários: