O projecto social do Rock in Rio – Lisboa, dedicado este ano ao ambiente, lançou a sua primeira grande acção: o concurso «Rock in Rio Escola Solar». O concurso é um desafio às escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário de todo o País que deverão apresentar projectos que conjuguem benefícios de carácter ambiental e social. As 20 escolas vencedoras receberão os painéis fotovoltaicos, sendo que terão de vender parte da energia produzida à rede eléctrica. As receitas provenientes desta venda deverão reverter para outros projectos sociais, através da SIC Esperança, bem como para os três melhores projectos. Os sistemas fotovoltaicos, com uma capacidade de até 3,5 kWp cada, vão permitir, ainda, divulgar a temática das energias renováveis e das alterações climáticas junto do público jovem.
Os sistemas instalados serão complementados com terminais informáticos para que possam monitorizar online os resultados de produção de energia dos sistemas de cada escola e, ao mesmo tempo, aceder a informação útil sobre questões relacionadas com a utilização racional de energia e com as alterações climáticas.

As inscrições dos projectos a concurso decorrem até 30 de Outubro e deverão ser efectuadas através do site oficial do Rock in Rio, em www.rockinrio-lisboa.sapo.pt - , até ao final do corrente ano. Os projectos apresentados deverão poder ser implementados até ao final do ano lectivo 2007/ 2008.

0 comentários: