Cascais monitoriza consumos de energia em edifícios municipais



O Municí­pio de Cascais, através da Agência Cascais Energia, está actualmente a identificar, com recurso à Internet e em tempo real, os padrões de consumo de energia em 20 edifí­cios municipais numa área monitorizada superior a 10 000 metros quadrados de área edificada.

O projecto, que teve iní­cio em Julho de 2007, permite uma leitura dos consumos de electricidade, por edifí­cio, de forma a ser identificado o padrão de consumo real, o desejado e os desperdí­cios existentes. A iniciativa visa a implantação eficaz e localizada de medidas correctivas, bem como de programas de boas práticas na utilização de energia nos locais de trabalho, com recurso ou não a tecnologias que melhorem a eficiência energética, na utilização dos edifí­cios.

Numa segunda fase, o projecto envolverá a gestão do consumo de energia em cada um dos centros de consumo, controlado por um gestor de energia e apoiado por um sistema de alarme que notificará, via SMS e correio electrónico, qualquer ocorrência de consumo excessivo.
Estas e outras iniciativas e projectos da Agência Cascais Energia visam de uma forma paralela a preparação dos edifí­cios para o novo Sistema de Certificação Energética. O municí­pio prepara-se para certificar o seu primeiro edifí­cio público, já no iní­cio de 2008. Esta iniciativa será, segundo a autarquia, um passo no sentido de familiarizar a população com o sistema e com o significado das classes energéticas nos edifí­cios.

A implementação de medidas de optimização energética nos edifí­cios municipais poderá evitar a emissão de cerca de 1700 toneladas nos próximos cinco anos. Até 2012 a Agência Cascais Energia espera ajudar o Municí­pio de Cascais a reduzir cerca de 8820 toneladas de CO2 resultantes da implantação de projectos iniciados em 2007.

Fonte: Ambiente Online

0 comentários: