Osmose será utilizada para geração de energia limpa

As ondas, as marés, a luz do Sol e o vento são todos fenômenos facilmente observáveis e que estão na crista da onda quando o assunto são fontes alternativas de energia. Mas existe uma outra fonte nesta mesma categoria que pode ser aproveitada e que não é tão fácil de se entender - quando um rio desagoa no oceano, há uma libertação gigantesca de energia, que tem todo o potencial para ser aproveitada para geração de eletricidade.

Energia da osmose

Osmose será utilizada para geração de energia limpaPara verificar a existência dessa energia - chamada de energia da osmose - basta colocar uma membrana capaz de reter íons de sal entre dois reservatórios, o primeiro contendo água doce e o segundo água do mar. Será imediatamente gerado um fluxo de água em direção à água salgada.

Se o compartimento que contém a água do mar estiver selado, a pressão no seu interior irá aumentar gradativamente até um máximo teórico de 26 bars, o equivalente a uma coluna de água de 270 metros de altura. Essa pressão pode ser então utilizada para a geração de electricidade de forma limpa.--> Ver notícia original e completa

Fonte: www.inovacaotecnologica.com.br


1 comentários:

Henrique Sousa disse...

Gostei deste blogue, parabéns!
Veja vídeos sobre tecnologias de ponta e outras curiosidades em http://youtube.com/hjesu