Redes ibéricas de energia procuram mais interligações

Governo espanhol já solicitou investigação


As redes ibéricas de electricidade estão à procura de uma solução para evitar a redução da capacidade de interligações entre os dois países, como recentemente se verificaram. Nesse sentido, o Comité Técnico do Conselho de Reguladores do MIBEL (mercado ibérico de electricidade) esteve esta quarta-feira reunido em Lisboa, para debater esta, entre outras matérias.

«A título excepcional, o Comité Técnico do Conselho de Reguladores do MIBEL, contou com a presença dos dois operadores de sistema ibéricos (REN e REE) que, apresentaram informação justificativa para as ocorrências verificadas e as medidas adoptadas», refere a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) em comunicado.

O regulador adianta ainda que este comité «solicitou aos dois operadores de sistema ibéricos uma proposta consensualizada para identificação de medidas de harmonização adicionais tendentes a evitar que tais ocorrências possam vir a repetir-se».

E terminam: «O Comité Técnico do Conselho de Reguladores do MIBEL foi informado pelo Regulador Sectorial Espanhol (CNE) de que o Governo Espanhol tomou, já, a iniciativa de lhe solicitar uma investigação tendente a analisar a conjugação desfavorável de indisponibilidades verificadas no parque electroprodutor espanhol».

Fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt

0 comentários: