Parque Eólico de Arga – Principais características..

À algum tempo atrás, tive a oportunidade de visitar um dos parques eólicos instalados na região norte, o parque eólico de Arga. Foi uma óptima oportunidade para ver “in loco” a grandiosidade destas estruturas, mas para além disso, pude comprovar alguns dos impactos que este tipo de aproveitamento energético apresenta. Em breve, espero apresentar um post relativo a este tema, ou seja, os principais impactos (positivos e negativos) originados por este tipo de construções. De seguida apresento algumas das características deste aproveitamento, dando desta forma uma ideia geral dos valores e grandezas envolvidas.

O Parque Eólico de Arga Está localizado na Serra de Arga, nas freguesias de Arga de Baixo e Arga de Cima do conselho de Caminha distrito de Viana do Castelo.

O parque eólico é constituído por 12 aerogeradores, Modelo V90 – 3 MW perfazendo uma potência instalada de 36 MW. Cada aerogerador é composto por uma torre de 80 metros, uma “nacelle” (elemento que suporta as pás) e três pás de 42 metros de comprimento cada.

A energia eléctrica gerada em cada aerogerador chega à subestação através de uma rede de cabos, enterrada, de 20 kV, que se estende ao longo dos acessos. Na subestação a energia eléctrica passa para uma tensão de 60kV, através de um transformador de potência de 40 MVA, sendo injectada na rede eléctrica pública.

A produção média anual do parque eólico é de 71,6 GWh, o que equivale a um ano e meio de consumo de energia eléctrica no concelho de Caminha (DGGE 2004).

O parque eólico de Arga poupa cerca de 50 mil toneladas por ano de emissões de dióxido de carbono (CO2, e de outros gases que contribuem para o efeito de estufa, que seriam libertados para a atmosfera pela queima de combustíveis (petróleo, carvão e gás natural) em centrais termoeléctricas.

Neste momento está em fase de construção um outro parque eólico, que se estenderá por vários concelhos. Este será um dos maiores parques eólicos da Europa, sendo composto por cerca de 120 aerogeradores.

Escrito por: Florindo Sousa

Fonte dos dados recolhidos: Empreendimentos Eólicos da Espiga, S.A

0 comentários: