Bill Gates despede-se da Feira da Electrónica e anuncia segunda década digital


O homem mais rico do mundo anunciou a segunda década digital

O co-fundador e presidente da Microsoft, Bill Gates, abriu, pela última vez, a Feira da Electrónica de Consumo (CES) de Las Vegas anunciando uma segunda década digital "mais focada em ligar as pessoas".

Gates, um dos homens mais ricos do mundo, deixará em Julho o seu posto de director técnico da Microsoft para se dedicar inteiramente à sua fundação humanitária.

Perante um grupo de profissionais reunidos ontem à noite na grande sala de festas do hotel Venetian de Las Vegas, Gates antecipou uma década de evoluções tecnológicas ainda mais rápidas do que as dos últimos dez anos.

Bill Gates imagina a Internet disponível em todo o lado, dados acessíveis em qualquer aparelho, vídeo de alta definição em todos os espaços, mesas ou paredes inclusive, ou ainda mundos virtuais cada vez mais sofisticados. "A primeira década digital foi um enorme êxito. Mas é só um início: nada nos impede de ir ainda mais depressa e de ir ainda mais longe durante a segunda", disse.

Mais de mil milhões de computadores estão actualmente em funcionamento no planeta e 40 por cento da população tem um telefone móvel, segundo Bill Gates.

Este prognóstico põe em causa o coração actual do negócio da Microsoft que assenta na venda de software que cada utilizador deve instalar no seu próprio computador. "Ter acesso aos vossos dados em qualquer sítio será considerado como um dado adquirido", disse, acrescentando que "os utilizadores deixarão de precisar de se lembrar em que aparelho foram colocados".

Enquanto o teclado e o rato marcaram a primeira década digital, o segundo será, segundo Gates, dominada pelos "interfaces naturais", como os ecrãs tácteis e os controlos gestuais.

Gates anunciou também que a Microsoft chegou a acordo com a cadeia de televisão norte-americana NBC - que tem os direitos de retransmissão dos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim - para pôr à disposição dos cibernautas 36 mil horas de notícias sobre os jogos utilizando a sua tecnologia Silverlight. "Este tipo de programação ao vivo permite-nos mostrar que a televisão vai ser muito diferente no futuro", afirmou.


Fonte: Publico Online

0 comentários: