Energia fotovoltaica atraca na Berlenga


O final de Dezembro marcou o início de uma nova era para a Ilha da Berlenga, com a concretização na prática de um dos objectivos do projecto Berlenga – Laboratório de Sustentabilidade. A entrada em funcionamento do sistema piloto de produção de energia eléctrica a partir de fontes renováveis, energia solar fotovoltaica, permitirá o fornecimento de energia a algumas habitações da ilha.


Numa parceria conjunta com a EDP, Marinha Portuguesa e Efacec, a autarquia de Peniche terá condições para «reduzir a produção de energia eléctrica através de geradores a diesel, situação ainda existente, e a consequente emissão de gases com efeito de estufa», frisa a câmara municipal.


O projecto também tem como objectivo, num futuro próximo, implantar soluções tecnológicas para o tratamento de águas residuais e de resíduos sólidos, e a produção de água potável.


Centro para a Prevenção da Poluição, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Águas de Portugal, Instituto de Soldadura e Qualidade, Instituto de Engenharias de Sistemas e Computadores do Porto, Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Galp Energia, Portugal Telecom, Sociedade Rui Pena, Arnaut e Associados, National Aeronautics and Space Administration e International Trade Bridge são os outros parceiros do projecto.


Fonte: Ambiente Online

0 comentários: