Portugal tem 7366 MW de capacidade instalada de fontes renováveis


O total da potência instalada renovável atingiu 7 366 MW, no final de Outubro. O aumento de potência, relativamente a Setembro, deveu-se à entrada em funcionamento de uma nova central a biogás, explica a Direcção Geral de Energia e Geologia.


A produção total de energia eléctrica, a partir de fontes de energia renovável cresceu 30 por cento de Janeiro a Outubro de 2007, relativamente a igual período de 2006. Para a produção hídrica registou-se um crescimento de 31 por cento, que resultou, essencialmente, do aumento de produção verificado nas bacias do Douro (mais 30 por cento), Cávado (mais 30 por cento) e Tejo (mais 24 por cento). No entanto, «Outubro foi, até agora, o único mês de 2007 em que se verificou um decréscimo na produção relativamente a igual mês do ano anterior (menos 32 por cento), acrescenta.


A produção eólica, de Janeiro a Outubro de 2007, cresceu 46 por cento relativamente a igual período de 2006. Em Outubro, contrariando a sazonalidade, a produção foi 32 por cento inferior à registada no mês homólogo do ano anterior.


Fonte: Ambiente Online

0 comentários: