Bactéria geneticamente modificada vira fábrica de hidrogênio

Para a quase totalidade da população, a bactéria Escherichia coli é sinônimo de contaminação de alimentos e risco para a saúde. Mas junte a ela uma pitada de manipulação genética e ela pode se transformar até em uma câmera digital biológica (vejaBactéria geneticamente modificada tira fotografia de alta resolução).



Fábrica de hidrogênio
Agora, cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriram que, manipulando os genes adequados da E. coli, pode ser possível transformá-la de uma fonte de doenças em uma fonte de energia renovável de alto rendimento.
E não qualquer tipo de energia, mas hidrogênio, apontado como o combustível do futuro, por não emitir nenhum tipo de poluente. A alteração genética produziu uma linhagem de E. coli capaz de produzir 140 vezes mais hidrogênio do que acontece no processo biológico normal.

Bactéria geneticamente modificada
A equipe do professor Thomas Wood deletou seis genes específicos do DNA da bactéria, transformando-a em uma mini-fábrica produtora de hidrogênio, abastecida por açúcar. A conversão da glicose por meio da fermentação, que é um processo natural, foi incrementado mais de uma centena de vezes.
Ver notícia completa-->
Fonte: Inovação tecnológica

0 comentários: