Central termo-solar será a maior do mundo com 280 MW


O título de "maior central de energia solar do mundo" não parece fadado a permanecer por muito tempo nas mesmas mãos.


Central solar fotovoltaica

A central de Serpa, em Portugal, está em vias de começar a operar em escala industrial. Mas a vizinha Moura logo a superará, com seus 62 MW de energia gerada a partir de módulos fotovoltaicos.

Agora, a empresa espanhola Abengoa Solar anunciou que começará a construir uma central de energia solar capaz de gerar 280 megawatts de electricidade. A usina de Solana será instalada próxima à cidade de Phoenix, no estado norte-americano do Arizona.


Central termo-solar

Ao contrário das maiores centrais solares actuais, a central de Solana não utilizará módulos fotovoltaicos, mas um sistema de espelhos parabólicos que acompanham o movimento do Sol.

O recorde mundial de eficiência de conversão energia solar-electricidade pertence a uma central que utiliza um método semelhante (veja Batido recorde mundial de eficiência na conversão energia solar-electricidade).


Espelhos parabólicos

A luz do Sol captada pelos espelhos parabólicos é focalizada num encanamento no interior do qual um fluido atinge uma temperatura de quase 400º C. Esse vapor é então utilizado para movimentar turbinas que accionam os geradores que produzirão a electricidade.

A Abengoa já possui uma central solar com a mesma tecnologia em operação na Espanha, país no qual a empresa está actualmente construíndo outras três centrais termo-solares.


Solana

A central de Solana irá utilizar uma tecnologia proprietária chamada CSP ("Concentrating Solar Power": concentração de potência solar). Os espelhos parabólicos de captação da energia solar ficarão espalhados por uma área de quase 8.000 metros quadrados. A central está prevista para entrar em operação em 2011.


Fonte: Inovação Tecnológica

0 comentários: