eMonitor ganha concurso da EDP sobre eficiência energética


Um grupo de alunos finalistas do curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade de Coimbra (FCTUC), venceu o Concurso Nacional Ideias Luminosas - Eficiência Energética. A iniciativa foi promovida pela EDP, no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo, da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

A apresentação do eMonitor, projecto sob orientação de Humberto Jorge, que valeu um prémio no valor de 50 mil euros, está agora em fase final de implantação no edifício de electrotécnica da FCTUC e já «é um dos edifícios com melhores índices de eficiência energética», salienta a faculdade em comunicado. Numa fase seguinte, será comercializado pela EnerEfficiency, uma nova empresa da FCTUC, que vai apostar também na manutenção remota de edifícios, um serviço que permitirá analisar e interpretar todos os dados monitorizados, enviando aos clientes relatórios com resultados da análise e sugestões para racionalização de consumos.

O eMonitor é um sistema de monitorização flexível na sua aplicação e permite manter um histórico dos consumos do edifício (electricidade, gás e água), dos respectivos custos associados e de variáveis ambientais, como, por exemplo, a temperatura. «Caracteriza-se, essencialmente, pela sua flexibilidade de instalação, adaptando-se facilmente ao edifício e aos requisitos pretendidos pelo cliente, e pelos custos moderados de instalação, possibilitando a interligação a diversos equipamentos já instalados no edifício, bem como a outros existentes no mercado», completa a mesma fonte.

Segundo o orientador do projecto, Humberto Jorge, o eMonitor «permite à manutenção da instalação definir alertas automáticos, através de envio de mensagens de correio electrónico ou de SMS, informando sobre a detecção de consumos anómalos ou sensibilizando os utentes do edifício». Com este sistema é ainda possível o armazenamento contínuo de dados relativos aos consumos totais do edifício, desagregados por secções ou até por equipamentos, criando-se um histórico de consumos que poderá ser utilizado nas auditorias e inspecções periódicas a que os edifícios estarão sujeitos, ao abrigo do novo diploma de certificação energética.

Fonte: Ambiente Online

0 comentários: