EUA: Califórnia terá a maior instalação de painéis solares do país


A companhia eléctrica Southern California Edison anunciou hoje o maior projecto de instalação de painéis solares nos Estados Unidos, que implicará a colocação de células fotovoltaicas em mais de 600 hectares de telhados de edifícios comerciais.

Os mais recentes painéis solares têm 250 megawatts de potência, o que produzirá energia suficiente na Califórnia para cobrir as necessidades de 162 mil lares, segundo a empresa, que vai investir 875 milhões de dólares (cerca de 555 milhões de euros) no projecto, cuja conclusão está prevista para 2013.


"É deste tipo de grandes ideias que necessitamos para cumprir o objectivo energético e de mundança do clima", afirmou o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.


"Se os edifícios comerciais do Estado colocarem esta tecnologia solar nos seus terraços, ocorrerá uma crescimento esmagador das energias renováveis", afirmou Schwarzenegger.


Já o presidente da companhia Edison International, John E. Bryson, declarou que a instalação dos painéis converterá imensos telhados sem uso em "estações avançadas de produção de energia solar".


A empresa espera que a instalação comece a gerar energia em Agosto, ajudando a "dar resposta às exigências que se fazem sentir nos dias mais quentes", devido à necessidade de refrigeração do ar, entre outras.


A companhia defende que o seu programa vai impulsionar as medidas ambientais na Califórnia, onde o objectivo é ter 20 por cento da energia gerada por fontes renováveis até 2010 e um milhão de "telhados solares" até 2017.


Fonte: Lusa

0 comentários: