Portugueses vão investir em média 3.500 euros em renováveis

Preço é a principal condicionante! Cerca de 25% dos consumidores portugueses garante que vai investir em equipamento de produção de energia renovável, nos próximos 12 meses, revela o estudo «O Observador Cetelem».

Segundo o relatório, para 22% dos entrevistados, o preço foi mencionado como factor decisivo (em 64% dos casos).

As preocupações com o ambiente (40%), a redução na despesa mensal com a electricidade (37%) e poderem rentabilizar o investimento através da venda de energia excedentária (14%), são apontados como os principais motivos para a compra do equipamento.

Obstáculos ao investimento

Os equipamentos serem caros (35%), o facto não existirem condições financeiras para o fazer (32%) e por a habitação não possuir as condições necessárias à instalação (20%) sai apontados como os principais obstáculos à aquisição de equipamentos e que poderão levar os consumidores a não adquirem os mesmos.

Já cerca de 1% dos inquiridos afirma que irá comprar equipamento de produção de energia através de um crédito. Os principais motivos para a compra através de um crédito são a possibilidade de investir na compra de mais e melhor equipamento (57%) e o facto de possibilitar a aquisição mesmo não possuindo a totalidade do investimento (43%).

Montante a investir

Mais de metade dos inquiridos (51%), que planeiam adquirir equipamentos de produção de energias renováveis, prevêem investir mais de 1.000 euros na aquisição de equipamento de produção de energia renovável, sendo os painéis fotovoltaicos (71%) e os recuperadores de calor/lareiras (14%) os equipamentos mais referidos. Em média, os inquiridos pretendem investir cerca de 3.500 euros.Ver notícia completa-->

Fonte:agenciafinanceira

0 comentários: