Agência Cascais Energia inicia caça ao desperdício energético


A Agência Cascais Energia deu início às auditorias da Brigada Caça-Watts, um projecto de diagnóstico energético nos domicílios dos munícipes de Cascais, cujo objectivo é reduzir em 10 por cento o consumo de energia doméstica no concelho. Desenvolvido com o apoio da Osram e da Toyota, este projecto consiste na realização de auditorias ao consumo energético de cada residência por parte de técnicos da Agência Cascais Energia, através de uma abordagem prática, efectuada sob a perspectiva do consumidor.

A preocupação desta entidade com o aproveitamento de energia nos domicílios prende-se com o facto de ser no sector doméstico que se verificam os maiores índices de consumo de gás e electricidade, conforme revelado na Matriz Energética de Cascais.

Para estabelecer um diagnóstico, os técnicos analisam os padrões de consumo, identificam os pontos de consumo excessivo, comparam o desempenho de cada equipamento doméstico e dos aparelhos eléctricos. Posteriormente, traçam o perfil do gasto energético do lar e apresentam uma recomendação sobre o modo de reduzir o consumo, evitando o desperdício.

De acordo com Carlos Carreiras, presidente da Cascais Energia e vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, «este projecto insere-se na estratégia da autarquia de disseminar boas práticas ao nível do consumo energético e representa um importante contributo no sentido de tornar o concelho mais eficiente em termos ambientais e económicos».

Fonte: Ambiente Online

0 comentários: