Irlanda do Norte recebe o primeiro parque submarino de produção de energia do mundo


Começou a ser instalado o primeiro parque submarino de produção de energia do mundo. A estrutura vai ser construída no estreito de Strangford Lough, a Sudeste de Belfast, Irlanda do Norte, e vai gerar electricidade suficiente para alimentar mil casas.


“A instalação de SeaGen começou hoje e deverá levar 14 dias", disse o porta-voz da empresa Marine Current Turbines (MCT), a empresa que concebeu a infra-estrutura. A SeaGen tem dois rotores de 16 metros cada e tem uma envergadura submarina de 43 metros. Situada a 400 metros da costa, a estrutura vai ficar plantada a 24 metros de profundidade.

"A corrente ali é muito forte”, explicou o porta-voz, dando razões para o local de construção, “tinha sentido de um ponto de vista logístico por estar próximo das infra-estruturas portuárias de Belfast e é um local relativamente protegido". A água vai fazer todo o trabalho, gerando “energia verde”. Calcula-se que o parque vá produzir cerca de 1,2 megawatts (MW).


Existem outras infra-estruturas semelhantes em todo o mundo mas ainda não estão ligadas a redes de electricidade. A SeaGen vai entrar em funcionamento no Verão. A MCT projecta construir mais sete SeaGen ao largo de d’Anglesey, no noroeste do País de Gales, que em 2012 estarão a produzir 10MW de energia.

Em Portugal projecta-se um parque de energia das marés em Peniche. A Eneólica é a empresa que está por trás deste empreendimento, a tecnologia utilizada é pioneira. Espera-se que o projecto esteja em fase de exploração comercial no final de 2009, com uma produção entre 50 e 100MW.

0 comentários: