Nanomaterial transforma radiação diretamente em eletricidade

Há pouco mais de uma semana, cientistas alcançaram o maior avanço nos materiais termoeléctricos nos últimos 50 anos. Esses materiais são capazes de transformar directamente o calor em electricidade.

Radioatividade em eletricidade

Agora, pesquisadores de outros dois laboratórios, anunciaram ter descoberto uma forma de aumentar drasticamente o rendimento de materiais capazes de transformar radioactividade - e não calor - directamente em electricidade.

A descoberta poderá alterar totalmente o projecto das centrais nucleares, tornando-as menores, mais simples e mais baratas. Segundo os pesquisadores Liviu Popa-Simil e Claudiu Muntele, os materiais que eles estão desenvolvendo são capazes de gerar 20 vezes mais energia a partir do decaimento radioactivo do que os materiais termoeléctricos.

Nanomaterial

Materiais capazes de converter radioactividade em electricidade já foram utilizados em várias sondas espaciais nos anos 1960 e 1970. Contudo, esses materiais nunca foram eficientes o suficiente para aplicações em larga escala, principalmente em reactores nucleares.

O advento da nanotecnologia permitiu que os pesquisadores desenvolvessem um nanomaterial à base de nanotubos de carbono. Fatias de nanotubos são recobertas com uma película de ouro e circundadas com hidreto de lítio, um material largamente utilizado em baterias recarregáveis.

As partículas radioactivas que atingem a camada de ouro empurram uma grande quantidade de eléctrons em direção à camada de nanotubos de carbono, que os colecta e transporta com grande eficiência. A seguir, os eléctrons atingem a camada de hidreto de lítio, de onde se dirigem aos eléctrodos, permitindo que a corrente eléctrica flua.Ver notícia completa-->

Fonte:Inovação tecnológica

0 comentários: