Criado sensor para visualizar o magnetismo da luz

Quando um sensor detecta a luz - seja nosso olho ou um sensor electrónico - o que está sendo detectado é o campo eléctrico da luz. Mas a luz é uma onda electromagnética, composta de campos magnéticos e eléctricos, um nunca ocorrendo sem o outro.
Até agora, contudo, não havia uma forma de captar esse campo magnético. Até que uma equipe de pesquisadores holandeses, coordenada pelo Dr. Matteo Burresi, inventasse uma. A descoberta foi publicada no último exemplar da revista Science.

Sensor fotoeléctrico

Nós vemos a luz quando a radiação electromagnética de determinado comprimento de onda atinge as células fotossensíveis de nossa retina. A tecnologia, por sua vez, permitiu que o homem construísse sensores de luz de diversos tipos, capazes de captar diversos comprimentos de onda, muito além das capacidades do olho humano.
O mais famoso desses sensores é o CCD, que equipa as actuais máquinas digitais e que foi premiado com o Prémio Nobel de Física de 2009.

Sensor de campo magnético

Os que os pesquisadores holandeses fizeram agora foi inventar um sensor capaz de captar o campo magnético da luz de diversas frequências.
Os pesquisadores construíram o sensor do campo magnético da luz a partir de um ressonador em formato de anel, construído com um metamaterial. O ressonador foi conectado a uma sonda de rastreamento, ligada a um sistema de registo e a um programa capaz de registar os dados colectados.
O novo dispositivo pode ser utilizado para criar visualizações da distribuição do campo eléctrico e do campo magnético de diferentes frequências da luz, tudo com uma resolução menor do que a do comprimento de onda da luz que está sendo observada.

Novos metamateriais

A descoberta deverá ajudar os pesquisadores a construírem novos metamateriais, estruturas artificiais que possuem propriedades ópticas não encontradas na natureza, como um índice de refracção negativo.
Foram os metamateriais que inauguraram as pesquisas de invisibilidade e que estão na base de vários mecanismos inéditos de manipulação da luz - veja, por exemplo, Metamaterial dirige a luz por caminhos complexos.

0 comentários: