PIP para energias solares de concentração excede meta potência


Cerca de 84 pedidos de informação prévia (PIP) para ligação à rede de instalações do sistema eléctrico nacional foram recepcionados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), no período que decorreu entre 1 e 15 de Setembro. A maior parte destes pedidos, 50, são relativos à tecnologia solar fotovoltaico de concentração, 34 respeitam ao solar termoeléctrico de concentração, 7 são para motores stirling, e 27 para as restantes tecnologias.

O elevado número de pedidos obriga a que a DGEG «proceda a uma selecção das candidaturas para cumprir os limites de potência definidos no despacho, tendo para este efeito sido nomeada uma comissão de avaliação», refere a entidade.

Neste contexto, os projectos de carácter experimental e de melhor valia tecnológica na área do solar termoeléctrico de concentração e na área do solar fotovoltaico de concentração, com um objectivo de demonstração de conceito e uma forte componente de I&DT, serão os projectos seleccionados.

Com esta abertura de PIP pretendeu-se impulsionar o desenvolvimento da energia solar, que regista uma fase de grande evolução tecnológica a nível mundial e para a qual Portugal apresenta excelentes condições de aproveitamento.

0 comentários: