Renováveis atingem 8878 megawats



No final de Agosto de 2009, Portugal tinha 8878 MW de capacidade instalada para produção de energia eléctrica a partir de fontes de energia renováveis (FER), revela fonte da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), acrescentando que este número traduz um crescimento de 11% face a igual período do ano passado.


Portugal continua a ser o terceiro país da União Europeia com maior incorporação de renováveis no consumo bruto de energia eléctrica (43%), com a componente hídrica a representar em finais de 2008 cerca de 59% da potência instalada. O total de potência renovável licenciada está concentrado no Norte do País, essencialmente devido à localização das grandes hídricas e de um número significativo de parques eólicos.
No final de Agosto, a energia produzida a partir do vento tinha uma potência instalada de 3430 MW, distribuída por 191 parques, com um total de 1826 aerogeradores ao longo de todo o território continental.
De acordo com a DGEG, 38% da potência instalada situa-se em parques com potência igual ou inferior a 25 MW, prevendo-se que até ao final de 2009 estejam instalados 3800 MW de potência eólica no sistema eléctrico nacional.


Fonte: DN Economia

0 comentários: