55 países já apresentaram os seus objectivos para 2020

Ao todo foram 55 os países que apresentaram os objectivos de redução das suas emissões de gases com efeito de estufa, no âmbito do acordo de Copenhaga. De acordo com as Nações Unidas, estes países representam quase 80% das emissões mundiais de gases com efeito de estufa, mas o esforço ainda não é dificiente para limitar o aumento da temperatura a 2ºC. 

"Uma ambição mais forte é necessária para ultrapassar este desafio. Mas considero que estes compromissos testemunham claramente uma vontade de fazer evoluir as negociações", afirmou ontem Yvo de Boer, secretário executivo da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (UNFCC).

No entanto, o UNFCCC, que conta 194 membros, não deu qualquer indicação sobre o número total de países que manifestaram a sua intenção de aderir ao acordo firmado em Copenhaga a 19 de Dezembro.

Além de países industrializados como os Estados Unidos, União Europeia, Canadá, Japão ou Austrália, também os países emergentes, nomeadamente o Brasil, a China, a Índia e a África do Sul, dirigiram à ONU os seus objectivos de redução de emissões de gás com efeito de estufa até 2010.

Ainda assim, o esforço agora tornado público não é suficiente para conseguir alcançar um dos principais objectivos de Copenhaga: limitar o aquecimento médio do planeta a dois graus Celsius.

0 comentários: