Plano de eficiência energética poupa 10 por cento no consumo de energia

Até dia 21 de Março, estará em consulta pública o Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética. Foram criados 12 programas, que procuram incentivar a utilização de novas tecnologias, a melhoria de processos organizativos e a mudança de comportamentos e de valores que conduzam a hábitos de consumo mais sustentáveis.

Estes programas, além de permitirem uma redução do consumo de energia em 10 por cento, permitirão ainda «mitigar em cerca de um por cento ao ano o crescimento esperado da factura energética até 2015», salientou o ministro da Economia, Manuel Pinho, durante a apresentação do documento.

O plano vai permitir uma redução de 2,5 por cento na tarifa de electricidade aos consumidores com menores consumos de energia e um incentivo tarifário aos usos menos eficientes. Está prevista a atribuição de um cheque eficiência, durante dois anos, no valor de 10 por cento ou 20 por cento dos gastos anuais de electricidade aos consumidores com reduções verificadas de 10 por cento ou 20 por cento, respectivamente, para investimentos em eficiência energética. A criação de uma linha de crédito bonificado com 250 milhões de euros anuais para investimentos em medidas de eficiência energética, com forte enfoque na reabilitação urbana, é outra das iniciativas que o plano prevê. Ver notícia completa-->
Fonte:Ambiente Online

0 comentários: