EDP adjudica reforço da potência da barragem de Bemposta à Somague

A EDP, assinou hoje com a Somague, o contrato da empreitada geral de construção relativo aos trabalhos do reforço de potência da barragem de Bemposta, no valor de cerca de 42 milhões de euros, e que compreende a totalidade dos trabalhos de construção civil. A nova central hidroeléctrica de Bemposta II, vai exigir um investimento total de 130 milhões de euros e aumentará em 80 por cento a potência da central existente.

Prevê-se que entre em funcionamento no segundo semestre de 2011.
A central será constituída por uma central subterrânea em poço, a cerca de 60 metros de profundidade, por um circuito hidráulico em túnel e diversos poços e túneis auxiliares e de acesso. A central será equipada com um grupo gerador constituído por uma turbina tipo Francis e por um alternador com potência nominal de 191 MW/ 212 MVA, cujo fornecimento será objecto de contrato especifico, actualmente em fase de concurso público, e que deverá ser adjudicado no próximo mês de Março.

Este investimento insere-se no âmbito do plano de investimentos do grupo EDP em energias renováveis, no domínio hídrico, aumentando a sua presença e explorando o potencial existente, e surge passados 10 meses após o início das obras de reforço de potência de Picote.

0 comentários: