Enersis e Enernova lideram energia eólica em Portugal

A Enersis liderava, em Dezembro, as quotas de mercado dos promotores de energia eólica que operam em território nacional, com uma fatia de 24,4 por cento e cerca de 525 MW de potência ligada. No segundo posto encontrava-se a Enernova, com 18,6 por cento e 400 MW de potência ligada. Os dados ao que o AmbienteOnline teve acesso constam de um relatório sobre parques eólicos elaborado pelo Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial.

No entanto, com os parques que estão neste momento em construção e os adjudicados, a empresa do grupo EDP ultrapassará a Enersis, com a ligação de quase mais 600 MW, o que lhe dará uma quota de mercado de 19,1 por cento. Em terceiro lugar surge a Generg, com 16,7 por cento e cerca de 365 MW de potência ligada. A empresa tem em construção mais 325 MW. Por ordem decrescente estão colocadas a Electrabel (15,7 por cento), a Finerge (7 por cento), a Tecneira (4,1 por cento), a empresa Empreendimentos Eólicos do Vale do Minho (3,7 por cento), a Energiekontor (2,6 por cento), a EDF en Portugal (2,4 por cento), a Iberdrola (2,4 por cento) e outros promotores não especificados (2,3 por cento).

Em relação aos fabricantes, a maior fatia da quota de mercado de parques já ligados à rede cabe à Enercon, com 32,9 por cento. No entanto, com os parques em construção e com os já adjudicados essa percentagem subirá para 45,6 por cento.

Em segundo lugar está a Vestas, com 22,9 por cento, mas que verá sua quota descer para 16,6 por cento. No terceiro posto encontra-se a Gamesa, com 15,6 por cento, seguida da Nordex (9,1 por cento), Gewe (5 por cento), Ecotecnia (4,7 por cento), Bonus (3,5 por cento), Repower (3,3 por cento), Suzlon (1,9 por cento) e Furlander (0,5 por cento).Ver notícia completa-->

Fonte: Ambiente Online

0 comentários: