Roupa feita com nanofibras poderá retirar energia do movimento

Nanogeradores do Dr. Zhong Li Wang, Capítulo 3. É bem assim que pode ser definido o anúncio dos novos progressos alcançados por esta pesquisa, que apresentou seus primeiros resultados em 2006. Para ver os capítulos anteriores, leia a reportagem Nanogeradores mais próximos da utilização prática.

Tecidos que geram energia
Com o desenvolvimento da técnica de fabricação dos nanofios geradores de eletricidade, os pesquisadores vislumbraram uma nova possibilidade para sua utilização: a fabricação de tecidos capazes de gerar energia.
O que não deixa de ser um bocado de otimismo, já que o protótipo agora apresentado tem apenas duas fibras - mas o conceito pode teoricamente ser estendido até uma roupa inteira.
Efeito piezoelétrico
Os nanofios de óxido de zinco geram eletricidade utilizando o efeito piezoelétrico - uma característica de determinados materiais que faz com que eles gerem eletricidade quando recebem uma pressão mecânica. No caso do tecido, a força mecânica poderia advir do movimento da pessoa ou até mesmo do vento.
Vento que também poderá ser aproveitado em cortinas feitas com o tecido gerador de eletricidade. Como os fios são nanoscópicos, mesmo a vibração sonora de um ambiente doméstico poderia resultar na geração de uma pequena quantidade de eletricidade.Ver notícia completa-->

0 comentários: