Cientistas do Instituto de Pesquisas Industriais Avançadas, no Japão, conseguiram fabricar uma célula a combustível do tamanho de um cubo de açúcar. A mini-célula a combustível deverá permitir a construção de fontes de geração de energia limpa super-compactas e com variadas capacidades de tensão e corrente.
Pilhas e baterias
Embora haja muita confusão na utilização dos termos pilha e bateria, elas são coisas diferentes. A unidade básica de geração de energia eletroquímica é chamada de célula. Uma pilha nada mais é do que uma única célula dessas. Já uma bateria resulta da união de diversas pilhas, o que permitiu que se dispusesse de fontes portáteis de energia de variadas tensões e capacidades de corrente.
A nova mini-célula agora lançada deverá ter sobre o campo das células a combustível o mesmo impacto representado pela possibilidade da união das pilhas eletroquímicas para formar baterias.
Célula a combustível miniatura
A célula a combustível em miniatura é do tipo SOFC ("Solid Oxide Fuel Cell"), inteiramente contida em uma estrutura de um centímetro cúbico de volume. As células tubulares individuais têm diâmetros entre 0,8 e 2 milímetros. Os testes confirmaram a geração de 2 watts de potência por centímetro cúbico, com uma corrente de 4,5 A. Ver resto da notícia-->
0 comentários:
Enviar um comentário