O Município de Cascais, através da Agência Cascais Energia, está actualmente a identificar, com recurso à Internet e em tempo real, os padrões de consumo de energia em 20 edifícios municipais numa área monitorizada superior a 10 000 metros quadrados de área edificada.
O projecto, que teve início em Julho de 2007, permite uma leitura dos consumos de electricidade, por edifício, de forma a ser identificado o padrão de consumo real, o desejado e os desperdícios existentes. A iniciativa visa a implantação eficaz e localizada de medidas correctivas, bem como de programas de boas práticas na utilização de energia nos locais de trabalho, com recurso ou não a tecnologias que melhorem a eficiência energética, na utilização dos edifícios.
Numa segunda fase, o projecto envolverá a gestão do consumo de energia em cada um dos centros de consumo, controlado por um gestor de energia e apoiado por um sistema de alarme que notificará, via SMS e correio electrónico, qualquer ocorrência de consumo excessivo.
Estas e outras iniciativas e projectos da Agência Cascais Energia visam de uma forma paralela a preparação dos edifícios para o novo Sistema de Certificação Energética. O município prepara-se para certificar o seu primeiro edifício público, já no início de 2008. Esta iniciativa será, segundo a autarquia, um passo no sentido de familiarizar a população com o sistema e com o significado das classes energéticas nos edifícios.
A implementação de medidas de optimização energética nos edifícios municipais poderá evitar a emissão de cerca de 1700 toneladas nos próximos cinco anos. Até 2012 a Agência Cascais Energia espera ajudar o Município de Cascais a reduzir cerca de 8820 toneladas de CO2 resultantes da implantação de projectos iniciados em 2007.
Fonte: Ambiente Online
Fonte: Ambiente Online
0 comentários:
Enviar um comentário