Energia limpa
O hidrogénio é considerado o combustível do futuro porque sua queima produz apenas água como subproduto. E o melhor dos mundos poderá ser alcançado se ele puder ser produzido a partir da energia solar, outra fonte de energia limpa e renovável.
Todo o hidrogénio vendido comercialmente hoje é produzido a partir do gás natural, um combustível fóssil. Agora, os pesquisadores alemães conseguiram fazer com que um material semicondutor funcione como catalisador, mais especificamente como fotocatalisador, quebrando a molécula da água (H2O) em oxigénio e hidrogénio utilizando a luz do Sol como fonte de energia.
Hidrogénio gerado com energia solar
No final do mês de Julho, outra equipe anunciou ter alcançado 70% de eficiência em um processo semelhante, embora não tenham divulgado detalhes sobre o processo de catálise utilizado.
Na pesquisa agora publicada, a equipe do Dr. Martin Demuth utilizou o dissiliceto de titânio (TiSO2), um material semicondutor, como fotocatalisador para quebrar a molécula de água e produzir oxigénio e hidrogénio. O processo é similar ao que ocorre nas plantas com a fotossíntese, que converte a luz do sol directamente em energia química.
Com o novo fotocatalisador, o hidrogénio é produzido sem envolver a geração de corrente eléctrica, simplificando enormemente o processo e ajudando a diminuir os custos. Mesmo que tecnicamente viáveis, a adopção destas novas tecnologias de geração de energia limpa deve vencer também a barreira do custo de produção do hidrogénio, que não pode ser caro demais.Ver notícia completa-->
Fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br
0 comentários:
Enviar um comentário